quinta-feira, 5 de junho de 2008

A descoberta da surdez e o início da reabilitação

Segundo a psicóloga Maria Inês da Congregação Santista de Surdos, ao descobrir que seu filho, irmão, irmã, ou parente próximo, está surdo a família passa por diversas fases.
Ela descreve as fases como:

O Choque - A fase do choque pode ser caracterizada por uma paralisia de ação, pela confusão e por sentimentos fortes e opostos, quando os pais são informados de que o filho é surdo.

A Reação - A fase da reação caracteriza-se pelo aparecimento de diferentes mecanismos de defesa psíquica. Os pais ficam arrasados, decepcionados, revoltados; têm sensações de impotência, insegurança e culpa, porque se sentem, em parte, responsáveis pela deficiência.

A Adaptação - Reconfortados pela ação de elementos externos (outros pais, médicos, professores, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais), os pais saem do sofrimento agudo e encaram o problema de maneira mais realista. Entram, então, na fase da adaptação. Nessa fase, são capazes de utilizar suas forças a favor do filho. É o momento de receber informações mais detalhadas sobre a deficiência e de como lidar com a criança.

A orientação - Com o tempo, a crise passa e os pais podem pensar no futuro. Começa a fase da orientação. Com a experiência pessoal, os pais assimilaram conhecimentos que podem utilizar de modo mais construtivo para fazer face às novas funções. Os pais devem saber quais os passos a seguir e procurar os serviços oferecidos pela comunidade, os direitos dos portadores de deficiência, além de seus próprios direitos.

Nenhum comentário: