quinta-feira, 8 de maio de 2008

Congregação Santista de Surdos



Em junho de 1957, um grupo de pessoas com necessidades especiais, fundaram a Congregação Santista de Surdos, seu intuito era promover a inclusão social e facilitar o relacionamento com a sociedade. Seu objetivo é amparar as pessoas com necessidades especiais, trabalhando em defesa de seus direitos, desenvolver o máximo o potencial e criatividade, garantir o uso da LIBRAS, capacitar profissionais da educação para o atendimento nas salas de inclusão, possibilitar a leitura e escrita da língua portuguesa e ajudar a preservar a dignidade e o exercício claro da cidadania.
A entidade é registrada no Conselho Nacional de Assistência Social, não tem fins lucrativos e atende a comunidade carente residente na Baixada Santista, neste atendimento ela proporciona atividades culturais, assistência social, assistência pedagógica, assistência psicológica e assistência fonoaudióloga a crianças e adolescentes que estão fora do período escolar e enquanto suas mães estão trabalhando.
Há na entidade um departamento de cultura que integra os familiares que participam das varias atividade sócio-culturais, educativas (cursos de alfabetização, supletivo de ensino fundamental, reforços escolares para alunos surdos incluídos no ensino regular) e de profissionalização. E ela também oferece o curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – além de desenvolver um centro de convivência para a terceira idade.
A Congregação, atualmente, possui cerca de 400 beneficiados sendo que 108 são pacientes que estão com atendimentos periódicos.

Um comentário:

DCastro disse...

Bom dia

Gostaria de apresentar meu trabalho/projeto,voltado ao conhecimento e inclusão social dos surdos. Um projeto direcionado as crianças e adolescentes visando estimular e proporcionar um primeiro contato com a linguagem de sinais (LIBRAS),através de uma divertida e comunicativa coleção de miniaturas.

Busco,nesse momento, investidores e/ou patrocinadores para viabilizar a produção e lançamento da mesma.

Para conhecer melhoro projeto,acesse:
www.mandamao.blogspot.com
www.dcastropropaganda.blogspot.com

Para conhecer ,em detalhes,o projeto/coleção, estou a disposição para fazer uma apresentação pessoal ,completa e ampla ,da coleção "mandamão".

grato pela atenção
abraço