quinta-feira, 5 de junho de 2008

Assistência Social

A Congregação Santista de Surdos e o Centro de Inclusão Educacional para Surdos (CIES) mantém tradutores intérpretes da língua de sinais, terceirizados, atuando em diferentes e em diversas situações de interpretações/traduções.
Atualmente, a maioria dos trabalhos é cobrada; ou se faz ajustamento dos honorários de acordo com o poder aquisitivo da clientela. A procura pelo intérprete da CSS está cada vez maior, em função da regularização da lei da LIBRAS, decreto 5.626 de dezembro de 2005.

Como funciona a Congregação Santista de Surdos?

Presidência e Diretoria da CSS
O Presidente, Diretoria e os Conselheiros da Congregação Santista de Surdos, realizam as exigências Institucionais cumprindo os artigos e normas do Estatuto vigente. Realizam as assembléias indicadas no estatuto, votam e deliberam assuntos referentes ao bom andamento da Instituição. Realizam atividades diversas junto com o diretor de esportes e diretor social. Representam a Instituição em eventos e reuniões da comunidade surda.

Coordenadoria e diretoria do CIES
É o setor encarregado da coordenação dos voluntários, dos convênios e prestação de serviços. Gerencia os projetos e atendimentos, representa a Instituição junto às secretarias, negociando a aberturas de novas parcerias e renovação. É responsável também, pela preparação da documentação dos alunos, relatórios e elaboração de projetos. Realiza a compra de material para consumo. Mantém-se informado sobre as mudanças nas leis, a fim de manter atualizada a Instituição. Presta também atendimento gratuito aos surdos no que se refere à tradução e interpretação, como também agendamento de palestras e eventos.

Setor de Contabilidade
É o setor que controla todo o movimento financeiro/fiscal da Instituição e o pagamento da empregada contratada. Elabora o balanço mensal e anual, balancete patrimonial, demonstrativo de recursos no ativo e passivo. Esse serviço é prestado por um contador profissional contratado que recebe mensalmente pelo serviço.

Secretaria
Elabora as cartas e ofícios, faz o respectivo arquivamento dos mesmos, recebimento e registro de correspondências. Também fornece informações e orientações sobre o trabalho realizado pela CSS e CIES; A Instituição mantém duas pessoas responsáveis por esse serviço, uma contratada surda e outra voluntária com conhecimento em LIBRAS.

Cursos e atendimentos

A Congregação Santista dos Surdos oferece uma série de cursos e faz atendimentos psicológicos e fonoaudiólogos:
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO EM LINGUA PORTUGUESA/LIBRAS - Curso destinado a surdos incluídos nas salas regulares do ensino que necessitam de entendimento e compreensão da Língua Portuguesa.
OFICINA DE INFORMÁTICA - AULA PRÁTICA - As atividades de informática são destinadas aos jovens do Consórcio Porto da Juventude, as aulas são às terças-feiras no período da manhã e tarde.
CURSO DE LIBRAS - NÍVEL I E NÍVEL II - Curso oferecido a todas as pessoas interessadas em aprender LIBRAS. Tem carga horária de 80 horas, durante 8 meses. As turmas são divididas em nível I e nível II.
EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS - Exame Supletivo- O curso de Educação de jovens e adultos – EJA - tem as aulas no período vespertino. Esse curso tem parceria com o SENAI de Santos, após o curso o exame de supletivo é realizado nas dependências do SESI de Santos.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO - Alguns atendimentos são individuais, com duração de 40 minutos cada, mas não seguem um padrão fixo em dia e horário constante.
Esses atendimentos individuais ainda não são rotineiros para essa comunidade, que os utiliza para aconselhamentos quando se sentem angustiados e como catarse e por esse motivo não segue o rigor do padrão Clinico.
ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO - Nesse atendimento a fonoaudióloga realiza avaliações audiológicas detectando o tipo e grau da perda auditiva, depois de uma seleção de cada caso, inicia o atendimento orientando na articulação das palavras e leitura labial.
PREPI- PREPARAÇAO PARA INCLUSÃO – O atendimento a crianças surdas, tem a preocupação com o bilingüismo, ou seja, a aprendizagem através da LIBRAS e da língua portuguesa, dando início assim ao processo de alfabetização.

Dicas para a leitura das LIBRAS


Procure exercitar as mãos, braços e dedos antes de iniciar as sinalizações, faça um relaxamento, alongamento e flexibilização.
É muito comum pessoas que não têm costume com as Línguas de Sinais apresentarem dor nos braços e enrijecimento nos dedos.
Com o treino, a pessoa vai se acostumando a sinalizar.
É recomendável treinar sempre o alfabeto digitando palavras enquanto se lê jornais ou se assiste à televisão. É bom se exercitar em conjunto com outra pessoa, para verificar se está configurando corretamente os sinais e para treinar a leitura, considerada, por muitos, mais difícil que a sinalização.

A descoberta da surdez e o início da reabilitação

Segundo a psicóloga Maria Inês da Congregação Santista de Surdos, ao descobrir que seu filho, irmão, irmã, ou parente próximo, está surdo a família passa por diversas fases.
Ela descreve as fases como:

O Choque - A fase do choque pode ser caracterizada por uma paralisia de ação, pela confusão e por sentimentos fortes e opostos, quando os pais são informados de que o filho é surdo.

A Reação - A fase da reação caracteriza-se pelo aparecimento de diferentes mecanismos de defesa psíquica. Os pais ficam arrasados, decepcionados, revoltados; têm sensações de impotência, insegurança e culpa, porque se sentem, em parte, responsáveis pela deficiência.

A Adaptação - Reconfortados pela ação de elementos externos (outros pais, médicos, professores, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais), os pais saem do sofrimento agudo e encaram o problema de maneira mais realista. Entram, então, na fase da adaptação. Nessa fase, são capazes de utilizar suas forças a favor do filho. É o momento de receber informações mais detalhadas sobre a deficiência e de como lidar com a criança.

A orientação - Com o tempo, a crise passa e os pais podem pensar no futuro. Começa a fase da orientação. Com a experiência pessoal, os pais assimilaram conhecimentos que podem utilizar de modo mais construtivo para fazer face às novas funções. Os pais devem saber quais os passos a seguir e procurar os serviços oferecidos pela comunidade, os direitos dos portadores de deficiência, além de seus próprios direitos.

terça-feira, 3 de junho de 2008

51 anos de muito trabalho!



No próximo dia 22 de junho, a Congregação Santista de Surdos (CSS) irá comemorar 51 anos de muito trabalho.
Hoje a CSS é uma referência, tanto na Baixada Santista como no Brasil, quando se fala em trabalho com surdos. Um dos motivos para que isso ocorra é que, conforme a psicóloga da CSS que a comunicação em LIBRAS é muito ampla e pode ser usada em tudo.
O serviço mais importante que a CSS fornece não só aos surdos, mas também a sociedade é a inclusão social. Há na CSS um centro responsável por este projeto é o Centro de Inclusão Educacional para Surdos, CIES. O CIES atende pessoas, de quatro anos em diante, residentes em cidades da região (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Mongaguá) e todos que quiserem colaborar com o projeto são bem vindos.