sexta-feira, 23 de maio de 2008

Libras: mais profissionais formados

A partir da segunda quinzena de dezembro de 2007, os 1.511 candidatos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Proficiência da Língua Brasileira de Sinais (Libras) receberam os certificados que atestam proficiência em Libras. O exame, denominado Prolibras, foi promovido pela Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC) e desenvolvido, anualmente, por Instituições de Ensino Superior (IES).
Dos mais de 4.300 inscritos, apenas 1.511 foram aprovados. O instrutor de nível médio com competência no uso e ensino da Libras pode atuar no ensino da língua na educação básica e nível médio e o instrutor de nível superior atuará no ensino da Libras em todos os níveis, inclusive na educação superior. Já o intérprete de nível médio está apto a realizar a interpretação da Libras para o Português e vice-versa na educação básica e nível médio. E o interprete da Libras com curso superior completo pode atuar em todos os níveis de ensino.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi a primeira instituição pública de ensino superior a realizar o Prolibras, que está em sua segunda edição. A partir de 2008, outras instituições de ensino superior poderão ser credenciadas para executar o exame.
O Decreto nº 5.626/05 determina que, durante dez anos, o MEC promova esse exame de forma a certificar a proficiência de pessoas surdas ou ouvintes, com escolaridade de nível médio ou superior, com fluência no uso e competência no ensino da Libras, bem como de certificar a proficiência de pessoas ouvintes com competência para os serviços de tradução e interpretação da Libras/Português/Libras. Pelo decreto, as pessoas que obtiverem a certificação de proficiência em Libras estarão habilitadas para a função docente (ensino de Libras) e as que obtiverem a certificação de proficiência em tradução e interpretação poderão promover a acessibilidade de alunos surdos ao currículo.

Mas afinal o que são LIBRAS?




LIBRAS é a sigla para a Língua Brasileira de Sinais ela é um meio de comunicação entre as comunidades surdas do Brasil, ela tem origem na língua de sinais francesa.
Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Uma curiosidade é que os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos.
Como qualquer língua, também existem diferenças regionais, portanto deve-se ter atenção as variações praticadas em cada unidade da Federação.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Congregação Santista de Surdos



Em junho de 1957, um grupo de pessoas com necessidades especiais, fundaram a Congregação Santista de Surdos, seu intuito era promover a inclusão social e facilitar o relacionamento com a sociedade. Seu objetivo é amparar as pessoas com necessidades especiais, trabalhando em defesa de seus direitos, desenvolver o máximo o potencial e criatividade, garantir o uso da LIBRAS, capacitar profissionais da educação para o atendimento nas salas de inclusão, possibilitar a leitura e escrita da língua portuguesa e ajudar a preservar a dignidade e o exercício claro da cidadania.
A entidade é registrada no Conselho Nacional de Assistência Social, não tem fins lucrativos e atende a comunidade carente residente na Baixada Santista, neste atendimento ela proporciona atividades culturais, assistência social, assistência pedagógica, assistência psicológica e assistência fonoaudióloga a crianças e adolescentes que estão fora do período escolar e enquanto suas mães estão trabalhando.
Há na entidade um departamento de cultura que integra os familiares que participam das varias atividade sócio-culturais, educativas (cursos de alfabetização, supletivo de ensino fundamental, reforços escolares para alunos surdos incluídos no ensino regular) e de profissionalização. E ela também oferece o curso de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – além de desenvolver um centro de convivência para a terceira idade.
A Congregação, atualmente, possui cerca de 400 beneficiados sendo que 108 são pacientes que estão com atendimentos periódicos.